Sistemas de Qualidade - Responsabilidades Institucionais e Profissionais
Componentes da avaliação de desempenho (procedimentos e resultados)
Dados sobre os procedimentos para os cuidados de saúde implementados e sobre os resultados obtidos com esses cuidados (imediatos e tardios)
A escolha da informação depende das questões a que queremos responder e de que informação nos pode dar as respostas mais precisas e a um custo menor.
Análise da informação
Isolar padrões de desempenho que caracterizem e localizem a boa prática e a prática questionável. Obter uma explicação para os padrões de prática observados Descobrir porque ocorreram aplicações sub-standard dos cuidados.
Tomar medidas para corrigir as deficiências observadas
Variáveis em função da natureza e gravidade do problema subjacente. Por vezes a falha deve-se a indivíduos que precisam de ser educados e remotivados, outras é o sistema que falha, pelo que é preciso redesenhar, re-equipar ou redirecionar o sistema.
Continuar com a monitorização de desempenho
Particular atenção aos problemas identificados e abordados, para certificar que foram corrigidos e que outros problemas não passaram desapercebidos.
Qualquer imperfeição ou interrupção grave nesta sucessão de passos pode conduzir ao colapso do sistema ou levá-lo a desviar-se do seu caminho, causando danos consideráveis.