Sistemas de Qualidade - Responsabilidades Institucionais e Profissionais
Falhas potenciais na avaliação de desempenho
Frequentemente a informação obtida é defeituosa ou incompleta A informação mais fácil de obter diz respeito aos aspectos técnicos dos cuidados Informações sobre os processos interpessoais que contribuem para a satisfação dos doentes não é habitualmente procurada Mesmo em relação aos aspectos técnicos a informação obtida pode ser defeituosa ou incompleta. Não há muitas vezes informação relativao ao que acontece ao doente após o tratamento É frequente nada se saber sobre se o doente seguiu correctamente as instruções de tratamento recebidas ou, se o tratamento é efectuado noutros locais, quais os actos efectuados.Com demasiada frequência
informação colhida à custa de grandes esforços não é utilizada ou quando usada não é interpretada correctamente ou se interpretada correctamente não leva à tomada de acções ou essas acções são levadas a cabo de uma forma ineficaz ou destrutiva em vez de construtiva
O desenho, operação e uso eficaz de um sistema de avaliação de desempenho clínico requer recursos e aptidões consideráveis, bem como uma colaboração empenhada de todos os níveis da organização.
As instituições maiores podem ter os recursos materiais e humanos ao nível da tarefa. As mais pequenas, se tiverem a vontade, podem optar por medidas colaborativas para tornar a tarefa possível.