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Sistemas de Qualidade - Responsabilidades Institucionais e Profissionais


Falhas potenciais na avaliação de desempenho

    • Frequentemente a informação obtida é defeituosa ou incompleta
    • A informação mais fácil de obter diz respeito aos aspectos técnicos dos cuidados
    • Informações sobre os processos interpessoais que contribuem para a satisfação dos doentes não é habitualmente procurada
    • Mesmo em relação aos aspectos técnicos a informação obtida pode ser defeituosa ou incompleta.
    • Não há muitas vezes informação relativao ao que acontece ao doente após o tratamento
    • É frequente nada se saber sobre se o doente seguiu correctamente as instruções de tratamento recebidas ou, se o tratamento é efectuado noutros locais, quais os actos efectuados.

    Com demasiada frequência

    • informação colhida à custa de grandes esforços não é utilizada ou
    • quando usada não é interpretada correctamente ou
    • se interpretada correctamente não leva à tomada de acções ou
    • essas acções são levadas a cabo de uma forma ineficaz ou destrutiva em vez de construtiva

    O desenho, operação e uso eficaz de um sistema de avaliação de desempenho clínico requer recursos e aptidões consideráveis, bem como uma colaboração empenhada de todos os níveis da organização.

    As instituições maiores podem ter os recursos materiais e humanos ao nível da tarefa. As mais pequenas, se tiverem a vontade, podem optar por medidas colaborativas para tornar a tarefa possível.

     


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