Sistemas de Qualidade - Responsabilidades Institucionais e Profissionais
As três qualidades da qualidade
A qualidade do componente técnico do tratamento
Proporcional à sua eficácia, i.e. a possibilidade que dela se espera para atingir a maior melhoria na saúde, que a ciência, as tecnologias e as capacidades técnicas podem oferecer.
Maior eficácia não deve ser equacionada como maior qualidade:
Pequenos incrementos na saúde podem não compensar os custos envolvidos na sua obtenção. Implicações em politica social Do lado dos prestadores de cuidados é assumida a obrigação de fazer o melhor possível para cada doente. Importante: saber quem decide ou avalia o que é o melhor possível para cada doente. Possivelmente só pode ser julgado através de uma discussão ampla e franca com o doente (ou familiares responsáveis). Necessário para a nossa proteção, mas ainda mais para alcançar o objectivo principal, que é servir os nossos doentes.A qualidade das relações interpessoais
Relações entre todos os envolvidos na prestação de cuidados Relação entre o doente e o prestador de cuidados. Os cuidados devem envolver sensibilidade e tacto. A autonomia, privacidade e outros interesses do doente deverão ser protegidos A confiança do doente não será traída.
A qualidade das amenidades do tratamento
Conveniência, confortos e atributos estáticos do local em que os cuidados são prestados. Pretende-se fornecer bem-estar, associado aos cuidados de saúde prestados.