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Sistemas de Qualidade - Responsabilidades Institucionais e Profissionais


As três qualidades da qualidade

 

A qualidade do componente técnico do tratamento

Proporcional à sua eficácia, i.e. a possibilidade que dela se espera para atingir a maior melhoria na saúde, que a ciência, as tecnologias e as capacidades técnicas podem oferecer.

 

Maior eficácia não deve ser equacionada como maior qualidade:

 

    • Pequenos incrementos na saúde podem não compensar os custos envolvidos na sua obtenção.
    • Implicações em politica social
    • Do lado dos prestadores de cuidados é assumida a obrigação de fazer o melhor possível para cada doente.
    • Importante: saber quem decide ou avalia o que é o melhor possível para cada doente.
    • Possivelmente só pode ser julgado através de uma discussão ampla e franca com o doente (ou familiares responsáveis).
    • Necessário para a nossa proteção, mas ainda mais para alcançar o objectivo principal, que é servir os nossos doentes.

    A qualidade das relações interpessoais

     

    • Relações entre todos os envolvidos na prestação de cuidados
    • Relação entre o doente e o prestador de cuidados.
    • Os cuidados devem envolver sensibilidade e tacto.
    • A autonomia, privacidade e outros interesses do doente deverão ser protegidos
    • A confiança do doente não será traída.

     

    A qualidade das amenidades do tratamento

     

    • Conveniência, confortos e atributos estáticos do local em que os cuidados são prestados.
    • Pretende-se fornecer bem-estar, associado aos cuidados de saúde prestados.

 


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