Sistemas de Qualidade - Responsabilidades Institucionais e Profissionais
Sistema de Garantia da Qualidade
O conceito de "Garantia" está associado ao risco potencial de não-qualidade.
Um produto (bem ou serviço) tem garantia de qualidade quando seu fornecedor estabelece um processo para o fornecimento deste produto de tal forma que a probabilidade de falhas no produto seja nula. Um Sistema de Garantia da Qualidade é um conjunto planeado de actividades, que se adiciona ao processo natural de fornecimento de um dado produto, com o objetivo de reduzir o risco de falhas. Os Sistemas de Garantia da Qualidade foram inicialmente desenvolvidos a partir de exigência explícita de clientes em determinados segmentos de mercado. Esses segmentos de mercado caracterizavam-se pelo facto de que o custo provocado pela não-qualidade do material recebido por esses clientes ser muitas vezes superior ao preço do material adquirido.
Podemos considerar como exemplos de custo gerado pela não-qualidade do material adquirido:
atrasos na linha de produção perda dos produtos montados com os componentes defeituosos danos provocados pelo uso de produtos manufaturados com materiais defeituosos.
A indústria aeronáutica e os serviços de transporte aéreo são bons exemplos de actividades onde o custo da não-qualidade é relativamente alto.