Sistemas de Qualidade
Responsabilidades Institucionais e Profissionais
© Rui P Rodrigues, Mar.2002

 Apesar de a demanda pela qualidade ser primariamente baseada no conhecimento, aptidões, motivação, integridade e dedicação dos prestadores de cuidados de saúde, não podemos esperar que eles sejam heróis incondicionais, capazes de todos os sacrifícios, ao serviço da qualidade. É responsabilidade das organizações a criação de condições que possibilitem uma boa prática dos cuidados, de uma forma tão facilitada e compensadora quanto possível. (Donabedian 1988)

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O conteúdo aquí apresentado constituiu a base de apoio para uma aula leccionada pelo autor no âmbito do curso ‘Controle de Qualidade em Radioterapia’, dirigido a técnicos de radioterapia e organizado pelo Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde, que decorreu em Lisboa em Março de 2002.

Trata-se de uma versão telegráfica sobre o tema Qualidade em Serviços de Saúde e baseia-se no artigo Institutional and Professional Responsabilities in Quality Assurance de Avedis Donabedian, incluído no livro Quality Assurance in Health Care (School of Public Health, University of Michigan 1989), contando com influências diversas, decorrentes do interesse por temas de qualidade e gestão, e pela educação em geral como 'arma' potencial de modelação do futuro (ver Leitura recomendada).

 

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