PROTEINAS


Encontram-se presentes em todos os tecidos, e têm grande importância biológica, pois exercem um grande número de funções no organismo. Assim as proteínas são usadas para construir e reparar a pele, cabelos, músculos e orgãos do seu corpo, actuam como fermentos, exercem o papel de defender o organismo (anticorpos), e formam parte de determinadas substâncias indispensáveis para a organismo como as hormonas.

As crianças precisam de mais proteínas para crescer, assim como as pessoas operadas ou doentes necessitam de proteínas extra para se restabelecerem. A quimioterapia e/ou radioterapia, pode aumentar o risco de infecção, pelo que é muito importante que durante este período de tratamento duplique as suas necessidades normais de proteínas.

O Homem obtém com a sua alimentação as diferentes proteínas provenientes das plantas e dos animais. A qualidade da proteína varia com os alimentos. A forma mais fácil de obter uma proteína de alto valor biológico, é comer diáriamente as quantidades dos seguintes alimentos:

Se recebe a quantidade de calorias necessárias, as proteínas são usadas, unicamente, para reparação do corpo. Quando ingere um número demasiado baixo de calorias, as proteínas que come, assim como as que estão armazenadas, são fraccionadas e usadas para fornecer as necessidades do corpo.


ver sugestões alimentares