PERDA DE PESO


A perda de peso ou a impossibilidade de recuperar peso é um problema frequente. Ele pode causar grande frustração. Uma perda de peso superior a 5% do seu peso habitual indica o momento para começar a dedicar-se à sua alimentação.

A perda de peso resulta normalmente do facto de não comer o suficiente. Muitas vezes você não sente fome, ou os alimentos não sabem tão bem, como antigamente, pelo que você come menos. Faça uma lista de alimentos que você come e conte as calorias usando as tabelas deste texto (disponível em breve). Então você compreende quantas calorias precisa para manter o seu peso. Se comer 500 calorias menos do que a quantidade diária, você perde cerca de meio quilograma. O ganho de meio quilograma por semana é uma boa meta.

 

Há várias maneiras de aumentar as calorias e as proteínas sem adicionar volumes extras aos alimentos.

Leite hiperproteico é facilmente feito pela adição de leite magro em pó ao leite total.

As papas de cereais e sopas podem ser feitos com leite em vez de água.

Suplementos de hidratos de carbono , tais como "Policose" e "Fantomalt' podem juntar-se a bebidas com sabores a frutas, chá, sumos, sopas, bebidas gasosas e sempre à água, (ver as quantidades recomendadas para "Policose" e "Fantomalt'), pois elas não aumentam o sabor a doce ou o volume total.

Pode-se juntar manteiga, ou margarina ou natas nas sopas, papas de cereais, molhos, vegetais e entradas, sem alterar a sabor final, pois aumentará as calorias ingeridas. Estas sugestões serão desenvolvidas noutro local (disponível em breve).

 

No intervalo das refeições e ao deitar, as refeições ligeiras podem aumentar a ingestão de calorias diárias. Tente batidos de leite com sorvete ou chocolate, sobremesas, queijo e biscoitos , doces ou fruta.

Se as refeições ligeiras diminuem o apetite para as refeições principais, escolha alimentos ligeiros que contenham proteínas e hidratos de carbono, mas pobres em gorduras, (ex: pudim feito com leite magro, em vez de leite gordo). Os alimentos pobres em gorduras são mais facilmente digeridos do que os alimentos gordos; então à hora da refeição principal terá mais fome se comer uma refeição ligeira antes.


veja algumas sugestões