MUCOSITE E ESOFAGITE


Tanto a radiação como a quimioterapia podem causar lesões na boca e/ou esófago. O tratamento medicamentoso pode também irritar o estômago.

Estas lesões podem evoluir desde uma discreta vermelhidão, edema (inchaço) e úlceras dolorosas com possível sangramento. As úlceras podem aparecer na segunda semana de tratamento e desaparecem gradualmente após completar o mesmo.

Se a dor na boca e esófago não é forte, pode satisfazer as suas necessidades nutricionais comendo alimentos moles, os quais irritam menos. Muitas vezes é necessário por ensaio e erro encontrar os alimentos que não queimam. De uma maneira geral deve evitar alimentos secos e ácidos, tais como tomate ou ketchup.

As refeições líquidas ou moles são muito mais facilmente ingeridas do que as que necessitam de mastigação. Uma dieta mole pode ser aceitável se se lembrar que está a comer os mesmos alimentos que qualquer pessoa, mas somente numa forma diferente. Os alimentos para bébés são também úteis. Eles misturam-se com facilidade e são muito cómodos quando se come fora de casa.

Para ajudar a reduzir o desconforto sentido na boca a terapêutica mais fácil de fazer é bochechar com soro fisiológico de 2 em 2 horas, ou com um elixir sem álcool, durante o dia. Deve manter uma boa higiene oral para prevenir uma infecção, pelo que necessita ter a boca tão limpa e livre de bactérias, quanto possível.

Evitar líquidos comerciais para limpeza da boca, pois eles podem secar, irritar e causar problemas no controle da infecção. Tenha cuidado quando usar medicamentos que anestesiam a boca; pode acidentalmente morder a língua ou as bochechas, ou queimá-las, se comer alimentos muito quentes.


ver sugestões alimentares