INTRODUÇÃO


A alimentação tem um papel importante em cuidados de saúde e no tratamento das doenças. Com uma alimentação cuidada, você pode :

O seu médico também o aconselhou a comer, durante o tratamento, abundantes calorias, a fim de você não perder peso. Mas você não sabe quais os alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais, e também as melhores fontes de calorias. Pode também gostar de saber quantas calorias por dia são necessárias para manter ou ganhar peso.

O seu tratamento pode causar efeitos secundários, tais como náuseas e vómitos ou úlceras na boca. Os alimentos que você gostava de comer causam-lhe agora ardor e não têm paladar. Muitas vezes você não sente fome.

Estes problemas tomam difícil pensar em refeições ricas em calorias, proteínas e refeições ligeiras fáceis de fazer e de comer.

Este texto é escrito com o fim de o orientar, a si e à sua família, na escolha dos alimentos que serão melhor tolerados e na determinação das quantidades certas. Baseia-se na experiência e nas sugestões de outros doentes.

Apresentamos as normas para a determinação das calorias recomendadas, da ingestão proteica aconselhada e a lista dos alimentos mais frequentes, com o seu conteúdo proteico e calórico, pelo que você pode planear a quantidade a ingerir. Dispõe de algumas receitas ricas em proteínas e calorias, que serão fáceis de fazer.

O capítulo dos conselhos úteis sugere-lhe algumas ideias para tomar os alimentos mais atractivos, a fim de terem melhor sabor e as maneiras para aumentar o conteúdo calórico e proteico dos alimentos e bebidas. O último capitulo descreve os suplementos nutricionais disponíveis.

Este livro destina-se a indicar as soluções possíveis para os problemas alimentares que surgem após o tratamento. Com estas indicações, você estará apto a fornecer a si próprio uma boa alimentação, que é essencial, durante e após a quimioterapia e a radioterapia.