ATMOSFERA DAS REFEIÇÕES


Faça com que diariamente pelo menos uma das refeições seja agradável, como seja ver um programa especial de TV enquanto almoça ou janta. Faça cozinha variada, socorrendo-se de refeições italianas, francesas, chinesas, espanholas, etc.

Ao planear uma refeição não se esqueça de enfeitar os lugares à mesa, tal como guardanapos e toalhas de mesa, de maneira a que as cores se combinem com os pratos usados e os alimentos a ser servidos. Não se esqueça que as crianças gostam de copos decorados.

Use centros de mesa coloridos e com flores ou frutas a condizer com a ocasião. Se possível, faça com que o doente colabore na preparação, senão de todas pelo menos das refeições especiais, e também na decoração da mesa.

Durante a refeição evite qualquer conversa desagradável. Uma música suave dá boa disposição. Varie a maneira como a refeição é servida. Umas vezes numa bandeja, outras com toalhas e talheres servido à mesa. Ao servir use pequenas porções, pois ajuda o doente a comer tudo e a pedir sempre uma segunda dose. Evite dar, principalmente em crianças, gluseimas antes da refeição começar.